Festa e Missa do Vaqueiro em Amélia Rodrigues entram para calendário oficial do município

A Câmara Municipal de Amélia Rodrigues aprovou por unanimidade dos edis, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (12), o projeto de lei de nº 03/2015, de autoria do vereador Daniel Marinho (PRB), que dispõe sobre a criação do Dia Municipal do Vaqueiro e a missa do vaqueiro do distrito de São Bento. Os festejos ficam também incluídos no calendário oficial de festas populares ou de eventos do município. A data é tradicionalmente lembrada no primeiro domingo do mês de novembro.

Confira as vagas de emprego disponíveis para Conceição do Jacuípe e região

De acordo com o artigo 1º da proposição, fica acrescentado no calendário oficial de comemoração do Município de Amélia Rodrigues, o “Dia do Vaqueiro", como também a missa do vaqueiro do distrito de São Bento do Inhatá.

O projeto de lei que segue para sanção do executivo diz que caberá a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, apoio total a organização, que dar-se-á ao grupo Parêa, designando uma comissão especial com participação de membros do próprio grupo e da comunidade do distrito de São Bento, para elaborar a programação e providenciar junto às empresas comerciais, industrias e outros, a infraestrutura necessária. O local do evento ficará a cargo da comissão organizadora.

Ainda de acordo com o projeto, as despesas decorrentes com a realização da Festa do Vaqueiro do distrito de São Bento correrão por conta de verba orçamentária destinada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, ficando, se necessário, o Poder Executivo autorizado a abrir crédito especial.

Na oportunidade, o vereador Daniel ressaltou a relevância do projeto e pediu aos seus pares que votassem favoráveis à matéria, argumentando que a razão da apresentação do projeto não é outra a não ser homenagear o vaqueiro, figura representativa da cultura brasileira, especialmente do sertão nordestino. “O dia do vaqueiro faz parte da cultura da nossa cidade, ele tem que ser valorizado", afirmou. 

 
Por Tâmires Ribeiro
 
 
 
Publicada no dia 12 de maio, às 08h50
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics