“Dia da Consciência Jovem” será incluído no calendário de eventos do município de Amélia Rodrigues

A Câmara Municipal de Amélia Rodrigues aprovou, na sessão desta terça-feira (3), por unanimidade dos edis, o projeto de lei de nº 008/2015, de autoria do vereador Geraldinho (PT), que dispõe sobre inclusão no calendário de eventos do município de Amélia Rodrigues o “Dia da Consciência Jovem” a ser comemorado em 19 de outubro de cada ano. Ainda na semana que antecederá o evento serão realizadas palestras e programas de conscientização nas escolas públicas e privadas da rede municipal, sobre os problemas cotidianos.

Confira a programação do Arraiá do Berimbau 2015

De acordo com o artigo 2º da proposição a data comemorativa será um marco para a sociedade de maneira geral, já que o pensamento jovem provém independente da idade e perdura por toda a vida. A inserção ao Calendário Oficial de Datas e Eventos se dará a partir da lembrança de momentos felizes vividos e muitos ainda se farão viver. O dia festivo será divulgado no Diário Oficial do município e através de cartazes distribuídos nas escolas públicas até o início do mês de abril de cada ano. O cronograma de atividades deverá instituir a memória da juventude, resgatando a cultura e o potencial de cada indivíduo, e as ações de sensibilização terão como objetivo propiciar a juventude maior interesse no processo social, ambiental, econômico, político e cultural da cidade.

A proposta a ser desenvolvida terá a exposição de palestras sobre drogas de quaisquer classificações, aborto e suas consequências para a saúde, prostituição e possíveis doenças acarretadas por este ato.

O evento terá as despesas decorrentes de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessárias e deverá contar com a participação e fiscalização dos conselhos da Juventude e de Cultura e a programação deverá contemplar exclusivamente artistas da cultura local.

Ainda de acordo com a matéria, o Poder Executivo disponibilizará o local adequado para a realização do evento ressalvado a hipótese de contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Na oportunidade os vereadores parabenizaram e discursaram na tribuna em relação ao projeto.

O vereador e autor do projeto, Geraldinho (PT), ressaltou a relevância do projeto e pediu aos seus pares que votassem favoráveis à matéria, informando que não é só a realização de um projeto no dia 19, mas existe uma preparação antes com a culminância no dia 19, a festa será de artistas locais, e não será só para a classe dos músicos, mas sim aos grupos de dança, jovens que fazem poesia, grafiteiros, ou seja, tudo que estiver ligado a cultura estará associado ao projeto.

O vereador Geo Galego (PSB), apoiou a criação do projeto e falou sobre a importância do mesmo para a sociedade ameliense, disse também que tem certeza que não irá ficar só no papel, pois o vereador possui projetos relacionados aos jovens e ressaltou “que é preciso é trazer algo para ocupar a mente dos jovens, devido à falta de emprego, não tem uma formação é necessário formar estes jovens”.  

O edil Toni Clécio (PSC), levantou o questionamento: “O que é que estamos fazendo pelos nossos jovens?", e avaliou o projeto de grande valia colocando-se à disposição para o desenvolvimento do mesmo. 

“Nós estamos vendo nossos jovens se perdendo nas drogas, na marginalidade por falta desse tipo de incentivo", disse o vereador Daniel (PRB). Já o edil Jurandir Pinto (PP) ressaltou: “os jovens da nossa cidade precisam de ocupação, oportunidade, precisam de seu espaço e com esse projeto ele vai conseguir ter o espaço dele, um futuro melhor, ter a sua dignidade como jovem e como uma pessoa que precisa de atenção”. Para o edil Bilú (PSDB), o projeto será uma forma de trazer os jovens para a sociedade.

A presidenta do Legislativo, Bell (PSD), ponderou: "eu vejo todas as proposições colocadas aqui, todas para serem trabalhadas, todas para serem correspondidas, mas também vejo a necessidade de acompanhar essas proposições. O vereador tem que acompanhar suas proposições e fazer com elas se cumpram no município e por isso que um precisa um do outro, por que ás vezes um só não tem a força suficiente”.

 

Por Tâmires Ribeiro

 

Publicada no dia 03 de junho, às 14h18

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics