Amélia Rodrigues: Lavagem do Cruzeiro completa 100 anos de tradição

Completando um século de caminhadas, alegria, fé e muita tradição, a Lavagem do Cruzeiro em Amélia Rodrigues, foi celebrada neste domingo (24/01), com todos os ingredientes de uma linda festa.
A Lavagem atraiu amelienses e turistas, sendo realizada desde o ano de 1916, reunindo o profano e o sagrado. Formando “tapete branco”, com vasos, flores e muita água de cheiro deixando um perfume por onde passava.
As comemorações começaram por volta das 13h, saindo da frente da Igreja Matriz no centro, indo até o Cruzeiro, local onde foi o ponto alto da comemoração.
Considerada uma das principais manifestações populares do município, o ritual se repete há 100 anos, sempre no mês de janeiro.
O Filho de Santo, Edson da Paixão Santos de 36 anos, participa da Lavagem há 20 anos, e afirmou que a festa fortalece as raízes do candomblé. “Não podemos deixar morrer a nossa tradição, pois a nossa fé e cultura tem que serem preservadas”.
A Mãe de Santo, Silvia Yaloci falou da importância da Lavagem para a comunidade do candomblé. “Independente de credo ou crença, a fé e a cultura se transformam em união, neste momento onde demonstramos todo nosso axé, força e garra de um povo alegre e corajoso”.
Já Ubiraci da Conceição Santos de 38 anos, declarou que nasceu no axé e estava um pouco triste com o apoio recebido por parte do poder público. “A Lavagem é uma festa muito importante para a cidade, pena que este ano não tivemos o incentivo necessário para realizarmos uma festa à altura da nossa tradição”, declarou.
A tradicional Lavagem contou com a presença dos secretários Minininho (Cultura) Emanuela Brito (Desenvolvimento Social), da vereadora Verônica do Sindicato, da conselheira tutelar Erica Goes, além do jornalista Genefax.
Confira todas as fotos da festa
faltou,mae LIA,kkkk.
amaior palhaçada
Palhaça é a forma que vc é como ser humano , respeite a religião dos outros!
Eu espero que um dia vc venha a precisar da “palhaçada” e tenho fé em exú que nada vai
resolver, exú é mojubá!!!!!
Faltou mais apoio por parte da Prefeitura, nem se quer colocaram uma charrete. Muito fraco devido a importância da festa para a cidade.
muito bonito o cortejo uma pena nao ter um carro de apoio com agua para os participantes falta de respeito para com o cortejo