Amélia Rodrigues: Lavagem do Cruzeiro completa 100 anos de tradição

Completando um século de caminhadas, alegria, fé e muita tradição, a Lavagem do Cruzeiro em Amélia Rodrigues, foi celebrada neste domingo (24/01), com todos os ingredientes de uma linda festa.

A Lavagem atraiu amelienses e turistas, sendo realizada desde o ano de 1916, reunindo o profano e o sagrado. Formando “tapete branco”, com vasos, flores e muita água de cheiro deixando um perfume por onde passava.

As comemorações começaram por volta das 13h, saindo da frente da Igreja Matriz no centro, indo até o Cruzeiro, local onde foi o ponto alto da comemoração.

Considerada uma das principais manifestações populares do município, o ritual se repete há 100 anos, sempre no mês de janeiro.

O Filho de Santo, Edson da Paixão Santos de 36 anos, participa da Lavagem há 20 anos, e afirmou que a festa fortalece as raízes do candomblé. “Não podemos deixar morrer a nossa tradição, pois a nossa fé e cultura tem que serem preservadas”.

A Mãe de Santo, Silvia Yaloci falou da importância da Lavagem para a comunidade do candomblé. “Independente de credo ou crença, a fé e a cultura se transformam em união, neste momento onde demonstramos todo nosso axé, força e garra de um povo alegre e corajoso”.

Já Ubiraci da Conceição Santos de 38 anos, declarou que nasceu no axé e estava um pouco triste com o apoio recebido por parte do poder público. “A Lavagem é uma festa muito importante para a cidade, pena que este ano não tivemos o incentivo necessário para realizarmos uma festa à altura da nossa tradição”, declarou.

A tradicional Lavagem contou com a presença dos secretários Minininho (Cultura) Emanuela Brito (Desenvolvimento Social), da vereadora Verônica do Sindicato, da conselheira tutelar Erica Goes, além do jornalista Genefax.

 

Confira todas as fotos da festa

5 Comentários

    1. Palhaça é a forma que vc é como ser humano , respeite a religião dos outros!
      Eu espero que um dia vc venha a precisar da “palhaçada” e tenho fé em exú que nada vai
      resolver, exú é mojubá!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics