DOENÇA RARA: Pequena Alice ganha prótese ocular

Alice de apenas 4 anos, descobriu por meio do diagnóstico realizado no HCOE – Hospital de Olhos que era portadora de retinoblastoma, uma doença rara. Que se origina na retina, localizada na parte posterior do olho. Os olhos se desenvolvem muito cedo à medida que os fetos crescem no útero. Nas fases iniciais do desenvolvimento, os olhos têm células que se dividem em novas células e formam a retina. Em um determinado momento, as células param de se dividir e dão origem as células adultas da retina.

“Um dia, enquanto Alice estava com o rosto contra a luz, percebi que existia uma mancha branca no seu olho esquerdo. Tive dúvidas porque as outras pessoas da família não conseguiam ver a mesma coisa. Continuei observando e resolvi fazer um teste simples de visão com a Alice e foi aí que percebi que a minha filha não enxergava em um dos olhos”, conta Evaldo Bastos.

Leia também: Casa para alugar em Conceição do Jacuípe

São cerca de 400 novos casos de retinoblastoma por ano, segundo o Ministério da Saúde, é bastante agressivo, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.. O retinoblastoma pode ser classificado como esporádico ou hereditário. Na forma esporádica, como está sendo avaliado o caso de Alice, o tumor é unilateral, ou seja, afeta um olho apenas.

A pequena Alice fez recentemente a retirada do globo ocular afetado, para colocar a nova prótese. “Desde que descobrimos o problema da Alice, Deus colocou anjos nas nossas vidas e a equipe do Hcoe está entre eles. Agradecemos ao Hospital pela atenção com o caso e ao Dr. Alex por presentear a nossa filha nesse momento tão importante para o tratamento”, afirmou o pai.

O diretor do Hospital, Alex Piai Ozores, informou que a prótese é importante não só para manter a aparência estética como para evitar deformações na face, como o afundamento do região ocular. “É muito gratificante ver a alegria da Alice, que só reforça a importância da prótese para o emocional e autoestima da menina”, explica o especialista.

O médico alerta que os cuidados com a visão devem começar bem cedo, quando a criança ainda é apenas um bebê. “O primeiro exame de visão deve ser o teste do olhinho logo que o bebê nasce. Depois disso as consultas devem ser periódicas e é importante os pais se atentarem às alterações dos olhos das crianças nas fotos como uma mancha branca quando bate o flash”.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o

WhatsApp do Berimbau Notícias 75 9 9190-1606

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics