IRRESPONSABILIDADE: Vereador denuncia descarte irregular de lixo em Terra Nova

O vereador Valtinho (CIDADANIA), de Teodoro Sampaio, usou o plenário da Câmara de Teodoro Sampaio para denunciar a forma irregular que o lixo do município vem sendo descartado. Segundo ele, os rejeitos têm sido despejados a céu aberto em um lixão na cidade vizinha de Terra Nova.
VOCÊ VIU? FONTE DE VIDA! Saiba mais sobre os benefícios dos purificadores de água que a Portobello oferece
“O nosso município infelizmente ficou conduzindo o lixo para Terra Nova, o que eu acho uma vergonha. As Eleições foram em 15 de novembro, ou seja, o nosso gestor teve tempo suficiente para abrir uma licitação referente a isso, para que o lixo aqui produzido fosse descartado da maneira correta”, afirmou durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores.
O lixão consiste em um local, geralmente um terreno abandonado, no qual os resíduos sólidos são despejados no solo. No entanto, segundo o prazo dado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os lixões existentes no Brasil deveriam ter sido fechados até o ano de 2014. Ou seja, apesar de proibida por lei, tal prática continua sendo muito comum em diversos municípios brasileiros, a exemplo de Teodoro Sampaio, o que afeta a qualidade do ar, o equilíbrio ambiental e a saúde da população.

Na oportunidade o vereador alertou o atual prefeito de Terra Nova, Éder de Nilda (CIDADANIA) e deixou claro que caso as medidas cabíveis não sejam tomadas em relação ao problema ele irá entrar com uma ação no Ministério Público: “Isso é um crime! Há muito anos já não se descarta mais o lixo dessa forma, os rejeitos devem ser descartados em aterros sanitários”, disse.
Valtinho informou ainda que não há máquinas e caçambas disponíveis para atender a população teodorense que reside na zona rural e sofre as consequências do período chuvoso.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Terra Nova respondeu: “O descarte do lixo é realizado de forma adequada no aterro sanitário do município, a Diretoria de Limpeza Pública tem implementado ações para otimizar o espaço do aterro e atender as legislações que tratam sobre o descarte de resíduos”.
Cabe lembra que o descarte incorreto do lixo impacta diretamente a saúde da população e o meio ambiente. “A gente sabe que resíduo descartado de forma inadequada é um criador propício para vetores de várias doenças. Embalagens que acumulam água são criadoras de mosquito da dengue, entulho é criador para rato, cobra, escorpião. Então, a saúde pública de Terra Nova está intimamente comprometida”. Finaliza o vereador.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

2 Comentários

  1. Isso é há muito tempo Genefax, e ainda com a caçamba do PAC, seria bom O fala Genefax, vir amanhã filmar. Esse crime ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics