Fiscalização do Trabalho interdita fábrica silos após acidente que vitimou trabalhador

Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram a atividade produtiva da estrutura dos silos da usina de concreto Massa Forte, localizada no bairro do Retiro, em Salvador, após um silo de cimento desabar na última terça-feira (28/2), matando um trabalhador e deixando outros dois feridos.
VOCÊ VIU? QUALIDADE E PREÇO JUSTO! Coopercar oferece desconto de até R$ 100 na compra de pneus
Durante a fiscalização, os Auditores verificaram que não houve apreciação de riscos para avaliar segurança do motorista no momento do carregamento do caminhão betoneira e das demais pessoas próximas ao evento, bem como não havia procedimento de segurança em observação para ao processo de carregamento do caminhão betoneira e de sopramento de cimento para os silos.
Segundo a chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), Lidiane Barros, as irregularidades encontradas durante a inspeção reforçam o diagnóstico de precarização na saúde do trabalho nas atividades com silo. “Somente nos dois primeiros meses de 2023, 04 trabalhadores vieram a óbito por acidentes com silo no Estado, ocorrendo em setores econômicos variados. O foco exclusivo na produção revela uma cultura de não priorização da gestão em saúde pelos empregadores e, consequentemente, a ocorrência de acidentes e adoecimento laboral”, destaca.
As principais irregularidades encontradas durante as inspeções e que motivaram a paralisação das atividades foram: inexistência de sinalização e instruções a trabalhadores e terceiros sobre os riscos da operação, de forma a garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores; inexistência de procedimentos de trabalho e segurança para máquinas e equipamentos, específicos e padronizados, a partir da apreciação de riscos; desconsideração dos requisitos de segurança nas fases de construção, montagem e instalação dos silos; bem como, deixar de realizar o levantamento preliminar de perigos antes do início do funcionamento do estabelecimento ou novas instalações.
Assista a estreia da nova temporada do De Carona com Genefax:

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics