Bembé do Mercado: Segundo dia do maior candomblé de rua do mundo movimenta turismo étnico-afro em Santo Amaro
O tradicional Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, é realizado até o próximo domingo (14/5), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A abertura foi realizada na quarta-feira (10) e neste ano, o evento reúne mais de 60 Comunidades Quilombolas e Terreiros de religiões de matriz africana.
VOCÊ VIU? Saiba como foram as votações da 60ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santo Amaro
Nesta quinta (11), segundo dia do evento, o Bembé do Mercado floriu cheio de trocas percussivas na oficina de atabaques com o professor Iuri Passos além de uma bela exposição de escritos históricos, no arquivo público, no largo do mercado.
Durante o dia, aconteceu também uma belíssima oficina de tranças nagôs com a professora Bianca Cruz, realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Um momento marcante da tarde foi a roda de conversa sobre o legado ancestral e o protagonismo feminino, com a participação de Vovó Cici.
“Essa festa é muito mais que uma festa, pois reconhece o povo de santo e os negros. Trazer Vovó Cici aqui, nesse barracão, é muito significativo, pois a representatividade dela perpassa por diversas comunidades culturais de todo território do recôncavo”, ressaltou Ana Rita, mediadora da roda de conversa.
Durante a tarde foi o momento de alunos dialogarem na roda de conversa sobre histórias, saberes e tradição, que teve a presença da delega de igualdade racial Ana Cristina e contou com participação da Secretaria de Educação, Munique Gonçalves. “Essa roda de conversa foi extremamente enriquecedora, não só para os alunos, como particularmente para mim, pois as histórias e as tradições do Bembé do Mercado vem sendo contadas durante 134 anos, são muitos saberes construídos durante esse tempo”.
As manifestações culturais abrilhantaram ainda mais a noite, onde turistas e moradores foram acolhidos para prestigiam as apresentações.
“O festejo do Bembé é uma grande conquista do povo de santo. Celebrar a resistência e toda ancestralidade é fenomenal. As manifestações culturais que se apresentam aqui só engrandecem ainda mais essa festa”, disse o secretário de cultura, Moysés Neto.
A noite foi recheada de beleza pelas apresentações do grupos de capoeira Raízes e Estilo, Raízes da Terra, metáforas corporais e a parte religiosa que encerrou a noite, o Xirê.
O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional desde 2019 e Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012. Há quatro anos, tramita um processo na sede Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visando o reconhecimento como patrimônio da humanidade.
Confira a programação desta sexta-feira, 12 de maio:
-
10h – Roda de Saberes: O legado Ancestral e o Protagonismo Feminino – Histórico e Violações de Direito – Xirê das Pretas
-
14h – Sessão Especial na Câmara de Vereadores: Bembé do Mercado: A Economia da Cultura e o Desenvolvimento em Santo Amaro
-
14h – XI Cultura e Negritude – Roda de Saberes e Formação: Black Language is Black History Too: A Transnational Conversation About Literature and Culture
Local: Auditório do Cecult da Universidade Federal da Recôncavo Baiano
-
16h – Roda de Saberes: Saberes dos Caboclos na Contemporaneidade
-
17h – Caminhada Axé do Bembé
-
18h30 – Apresentação do documentário “Boca da Mata”- Caboclo da Minha Aldeia” – Ilê Axé Omorode
-
19H – XI Cultura e Negritude – Roda de Saberes e Formação: Verbetes Sonoros, Uma Pedagogia do Terreiro
Local: Auditório do Cecult da Universidade Federal da Recôncavo Baiano
-
19h30 – Associação de Capoeira Berimbau de Ouro – Acarbo / Maculelê
-
20h – Grupo de Maculelê os Gema Povivá
-
21h – Samba de Roda Tumba Lá e Cá
-
22h – Samba Criôla
-
23h – Samba de Roda Raízes de Santo Amaro
-
00h30 – Filhos de Gandhy
-
01h30 – Gerônimo
Local: Largo do Mercado
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606
ASCOM Prefeitura Municipal de Santo Amaro