Em discurso na Câmara de Teodoro Sampaio, vereador Bel cobra melhorias em Buracica e pede compromisso no Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, Ednivaldo Mota, popularmente conhecido como Bel (PL), usou a tribuna da Casa de Leis durante a sessão ordinária desta terça-feira (7/11), para falar de assuntos como o andamento dos projetos de lei, a situação da iluminação pública no município, preocupação com as chuvas e os problemas de infraestrutura no distrito de Buracica e o aumento salarial dos servidores públicos. 

VOCÊ VIU? Vereador Bel questiona serviço de assistência funerária e cobrança da taxa de iluminação pública em Teodoro Sampaio

Esclarecimentos

Inicialmente, Bel respondeu à cobrança da vereadora Dida Uzêda (PP) sobre demora na votação e aprovação do projeto da Lei Paulo Gustavo. Ele explicou que o atraso no andamento do processo de votação não pode ser atribuído a Mesa Diretora, mas sim as comissões. Também foi pontuado que o projeto estava sob análise da Comissão Técnica de Justiça e Redação e, depois de um longo período de tempo, foi então encaminhado para a Comissão de Orçamento e Fiscalização, que ainda não deu parecer.

“Vossa excelência, a vereadora Dida, faz parte da mesa e sabe que a nossa preocupação é grande em não perder os prazos. Mas é preciso entender até onde vai o poder da Mesa e dar nomes, porque se esse projeto ainda não foi votado e aprovado, é porque está sobre a responsabilidade da Comissão. Somente depois de muita cobrança, o presidente da Comissão Técnica de Justiça e Redação deu o parecer”, ressaltou

O vereador destacou que, uma vez que as comissões tenham dado parecer, o projeto é encaminhado para votação. Ele esclareceu que não há atrasos por parte da Mesa ou da presidência na tramitação dos projetos, e todos são lidos e encaminhados de forma ágil. “Nada está sendo emperrado pela mesa ou pela presidência. Todos os projetos são lidos e encaminhados de forma urgente. Então, eu quero mais uma vez pedir a Comissão de Orçamento e Fiscalização dê celeridade aos projetos.”

Cobranças sobre iluminação pública

O edil expressou sérias preocupações com relação à iluminação pública no município. Segundo Bel, o ponto mais crítico é que os cidadãos estão pagando pelo serviço através da Taxa de Iluminação Pública (TIP), mas não estão sendo bem assistidos.

“Iluminação quer dizer segurança, e hoje o nosso município está às escuras. E o pior é que a nossa população paga pelo serviço. Qualquer um munícipe pode pegar a sua conta de luz e verá o quanto é cobrado pela TIP Esse dinheiro vai para os cofres da prefeitura. Como é que você cobra e não presta esse serviço?”, questionou.

Ele disse, ainda, que consultou o departamento jurídico da Câmara para analisar a possibilidade de revogar ou suspender a lei que permite a cobrança da TIP até que o serviço seja devidamente prestado. “Peço também que a população e rebele e cobre”, afirmou.

Infraestrutura precária em Buracica

Outro assunto abordado pelo vereador foi a infraestrutura precária do distrito de Buracica. Ele ressaltou que o distrito está localizado em uma região geográfica mais baixa e, em caso de chuvas intensas, o acúmulo de lama pode resultar em graves problemas.

“Os bueiros lá estão entupidos sem a limpeza pública, os mataburros da entrada do distrito precisam ser limpos e as escavações da empresa que está realizando a pavimentação da BA-516 estão gerando muito barro. Se tiver uma chuva forte e levar aquele barro todo para Buracica o que é que pode acontecer?”, questionou.

Bel solicitou que o Secretário de Infraestrutura e o coordenador da Defesa Civil realizem uma vistoria em Buracica e mantenham uma equipe de prontidão na região. Ele enfatizou a necessidade de tomar medidas urgentes, considerando a escuridão na área e a dificuldade das pessoas em se locomoverem, sobretudo em caso de chuvas noturnas.

Reajuste salarial dos servidores públicos

Mais uma vez, o presidente expressou preocupação com a demora na chegada do projeto que concede a recomposição da inflação aos servidores públicos municipais. Ele destacou que, até o momento, o projeto não foi encaminhado à Câmara. “A data-base foi em janeiro, já se passaram 11 meses, e esse projeto não chega para conceder esse aumento aos servidores públicos municipais. Eu peço aos vereadores da base que procurem saber se vai vir ainda e se vai pagar ou não.”

Responsabilidade no Legislativo

Por fim, o presidente falou sobre a importância de se ter maior responsabilidade por parte dos vereadores. Ele mencionou que é importante que os membros das comissões assumam seus compromissos de forma séria e também chamou a atenção para a importância de cumprir o trabalho legislativo de forma constante.

“Vamos cumprir o nosso trabalho de verdade, porque o nosso trabalho não é só vir aqui as terças-feiras Às 16h, não. Nosso trabalho aqui é todos os dias, temos que ver que o servidor público para ter o salário dele, tem que trabalhar 8 horas por dia. As pessoas ficam aqui 2 horas, ganham um bom salário, e ainda ficam reclamando. As comissões e vereadores precisam vir a essa cada diariamente”, pontuou.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics