Veja o resumo dos discursos dos vereadores na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio desta terça (9)

Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizou, nesta terça-feira (9/4), mais uma Sessão Ordinária. Durante a sessão, os vereadores apresentaram pautas relevantes para o município e discutiram questões de interesse público.

VOCÊ VIU? Câmara Municipal de Teodoro Sampaio aprova lei de reajuste salarial para servidores públicos e professores

Confira os discursos dos edis:

Vereadora Sandra Gomes (CIDADANIA)

A vereadora Sandra iniciou sua fala desejando um mandato de paz e respeito entre aos vereadores que retornaram à Casa Legislativa. Ela destacou a importância de uma discussão democrática e respeitosa, sem agressões verbais.

Sandra relatou uma denúncia envolvendo um paciente de Teodoro Sampaio que foi regulado para receber cuidados médicos em Itaberaba, porém seu acompanhante não pôde ficar devido à idade do paciente. O carro que os transportou retornou a Teodoro Sampaio, deixando o acompanhante em uma cidade desconhecida, sem recursos ou suporte. “A minha opinião é, se encaminhou um paciente, o mesmo foi regulado, aguarda para ver se o acompanhante vai poder ficar ou não, porque não é justo sair daqui de Teodoro Sampaio, ser regulado e deixar que o acompanhante fique lá. Não se sabe se ele [acompanhante] tem dinheiro, roupa, ou parente na outra cidade”, disse.

Além disso, a vereadora relembrou o caso de uma paciente gestante que não recebeu apoio da saúde municipal para retornar para casa após receber alta do hospital. Ela argumentou que, independentemente das circunstâncias, esses pacientes são residentes de Teodoro Sampaio e merecem ser tratados com dignidade e respeito pelo sistema de saúde local.

Vereador Valdir Duarte (PSB)

Valdir desejou boa sorte aos colegas que retornaram à câmara e os parabenizou pelo trabalho realizado frente às secretarias. O edil também fez cobranças em relação à limpeza em algumas localidades da cidade, destacando o acumulo de serviço após funcionários da empresa responsável pela limpeza pública serem dispensados.

O vereador mencionou denúncias sobre funcionários trabalhando sem carteira assinada e afirmou que irá verificar a veracidade dessas informações.

Vereador Erivaltinho Dias (CIDADANIA)

O vereador Erivaltinho Dias criticou a falta de atendimento adequado na saúde municipal, mencionando um caso em que uma paciente foi levada para um hospital em Alagoinhas e quando estava liberada recebeu a informação de que, a partir das 18h, o carro da saúde de Teodoro Sampaio não estaria mais disponível para buscá-la e por isso ela teria que esperar até o dia seguinte. “Eu me desloquei e fui buscar essa paciente porque na verdade, é questão de humanidade”, disse.

Valtinho destacou a importância de atender às necessidades do município e criticou a falta de comprometimento da administração municipal com a saúde dos cidadãos.

Outro assunto discutido pelo vereador foi a aprovação da Lei Paulo Gustavo no município. Ele destacou que, apesar da pressão para a Câmara votar o projeto rapidamente devido a um prazo e ao risco de perder recursos, a lei não está sendo implementada conforme o esperado. Ele apontou que o gestor municipal não deu continuidade ao processo devido à sua antipatia por uma pessoa específica e classificou essa postura como ditatorial.

Vereador João Paulo (PL)

O vereador João Paulo, que retornou à Câmara após um período afastado para assumir o cargo de secretário de Educação, destacou a dificuldade de assumir a pasta em um momento de queda de receita municipal. Ele pontuou que conseguiu estabilizar as contas da Educação, priorizando compras essenciais e que, durante sua gestão, os salários dos profissionais não atrasaram mais.

“Quando o prefeito me convidou para assumir a secretaria de Educação, eu não aceitei de imediato. Levei 15 dias fazendo um levantamento, para saber como estava a situação da secretaria. Devido à queda de receita que o município sofreu, eu pude perceber que tinha algumas despesas, mas essas despesas eram em consequência da queda de receita e não do secretário que me antecedeu. Mas graças a Deus eu tive a sabedoria de em tão pouco tempo estabilizar as contas da educação”, disse.

Vereador Kerreu (PP)

O vereador Kerreu deu as boas-vindas aos colegas que retornaram ao Legislativo e rebateu a fala da vereadora Sandra sobre um episódio na saúde municipal, esclarecendo que o transporte do paciente foi realizado pelo Estado, não pelo município.

Ele destacou que, apesar das imperfeições, a saúde pública em Teodoro Sampaio avançou significativamente em comparação ao passado. “Sabemos que a saúde do nosso município não é 100%, mas atende as demandas do nosso povo”, ressaltou.

Vereador Uilton Costa (PL)

O vereador Uilton, que retornou à Câmara após um período como secretário de Infraestrutura, iniciou o seu discursos agradecendo pelas boas-vindas que recebeu.

Ele compartilhou sua relutância inicial em aceitar o cargo de secretário, mas reconheceu que foi uma oportunidade para entender melhor o funcionamento das engrenagens da administração pública. O edil também destacou a importância de ter uma visão diferenciada ao retornar à Câmara, mencionando a valorização do trabalho dos funcionários da infraestrutura.

Uilton explicou que, embora não tenham conseguido realizar tudo que planejavam, houve esforço por parte dele e de sua equipe. Citou algumas ações realizadas durante sua gestão, como reformas no mercado municipal de Lustosa, início da recuperação do telhado do distrito de Buracica, trabalhos de recuperação de rede de drenagem, entre outros.

Vereador Ednivaldo Mota – Bel (PSB)

O vereador Bel, presidente da câmara, expôs falhas e problemas na gestão municipal. Ele criticou a falta de ações efetivas na assistência social, como a ausência de programas de distribuição de cestas básicas. Na área da educação, Bel mencionou problemas como a falta de merenda escolar.

Além disso, apontou questões relacionadas à gestão financeira, como contratos questionáveis de fornecimento de água mineral. O vereador também criticou a contratação excessiva de funcionários pela prefeitura e destacou preocupações com a manutenção de infraestrutura, como a falta de reparos em estradas e equipamento usados pelos agentes de saúde danificados, como tablets quebrados.

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics