TEODORO SAMPAIO: Veja o que foi destaque na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça (3)
A Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizou, nesta terça-feira (3/9), mais uma Sessão Ordinária. Durante a sessão, os vereadores apresentaram pautas relevantes para o município e discutiram questões de interesse público.
Confira o que foi discutido e votado na Sessão Ordinária Câmara de Teodoro Sampaio desta terça-feira (27)
Veja como foram os discursos:
Vereador Erivaltinho Dias (PSD)
O vereador fez críticas ao atual prefeito de Teodoro Sampaio, alegando corrupção e má gestão na administração municipal. Ele falou sobre uma obra de pavimentação realizada no distrito de Lustosa na qual recursos públicos teriam sido desviados. O edil afirmou ter acionado o Ministério Público para investigar a denúncia.
Erivaltinho também criticou o gestor por não cumprir uma promessa feita no seu primeiro mandato, onde teria prometido construir uma nova casa para uma senhora, mas não o fez. Em contraponto, o vereador revelou que ele próprio construiu a casa, com apoio de outras pessoas.
Valtinho expressou descontentamento com a situação do município, afirmando que a cidade está sendo destruída pelo atual governo.
Vereador Valdir Duarte (MDB)
O vereador iniciou o seu discurso elogiando a participação de jovens durante a sessão, destacando a importância desse tipo de atitude para ajudar a combater problemas e ineficiências no município.
Valdir também fez um esclarecimento sobre os aumentos concedidos aos servidores públicos, atribuindo-os à atuação dos vereadores, especialmente da oposição, e não ao grupo do prefeito. Ele incentivou a análise crítica das promessas dos candidatos, destacando a necessidade de escolher bem os representantes no Executivo e Legislativo.
“É preciso que a gente analise cada pronunciamento de candidatos, principalmente dos candidatos ao Executivo e também ao legislativo, tanto dos vereadores que têm mandato quanto dos que estão chegando”, pontuou.
Vereadora Sandra Gomes (MDB)
Sandra Gomes deu início ao seu pronunciamento falando sobre a necessidade dos eleitores questionarem os seus candidatos sobre os projetos e melhorias que pretendem implementar no município.
Em seu discurso, a vereadora também criticou a disseminação de notícias falsas que vêm sendo feitas nas redes sociais, citando episódios em que ela e o vereador Bel (PSD) foram alvo de ataques desrespeitosos. A edil afirmou que medidas legais foram tomadas e enfatizou que a propagação de fake news é uma falta de respeito.
“Se vocês estão pensando que estão caluniando, difamando a imagem do vereador, vocês estão enganados, porque o povo teodorense não é conivente com essa pouca vergonha. Eu tenho certeza disso”, declarou.
Vereadora Dida Uzêda (PSB)
A vereadora falou sobre a importância de lembrar as contribuições históricas das mulheres para a Independência do Brasil. Ela destacou que ainda hoje há mulheres lutando por uma sociedade justa e igualitária e fez um apelo para que mais mulheres sejam eleitas para a Câmara Municipal.
“Muita gente esquece, mas é o mês da Independência do Brasil e muitas mulheres contribuíram e não são lembradas. Ainda hoje, há mulheres que lutam por uma sociedade antirracista, antimachista, uma sociedade igualitária, uma sociedade justa. Acho importante trazer mais mulheres para a Câmara, votar em mulheres, porque essas mulheres contribuíram, continuam contribuindo, mas ainda o machismo impera e nós somos minoria.”
Dida também fez uma defesa pessoal, afirmando que, apesar das críticas, continuará seu trabalho com o mandato de participação popular, buscando melhorias para Teodoro Sampaio.
Vereador Bel (PSD)
Bel lamentou as interrupções que uma parte do público e uma colega vereadora fizeram enquanto ele discursava, afirmando que essas atitudes visam obstruir o seu direito de falar e exercer sua função. “É lamentável o que está se ocorrendo aqui no parlamento, porque o vereador está sendo impedido de usar o seu direito. Não é a primeira vez que eu passo por esse constrangimento. É porque quando o vereador vem à tribuna para falar a verdade e exercer o seu papel, incomoda”, disse.
O vereador também falou sobre a forma como a atual gestão tratou a compra de dois tanques de abastecimento para atender as localidade de Canabrava e Chan. “Compraram dois tanques e fizeram desfile na rua, como se estivesse fazendo um favor à sociedade. É obrigação. A população precisa entender que o papel do gestor é cuidar das pessoas.”
Em seu discurso, o edil também se defendeu de ataques que vem recebendo nas redes sociais. Ele relatou que foi vítima de um ataque digital envolvendo a disseminação de um deepfake — uma montagem de áudio criada com o intuito de difamar sua imagem. “Está circulando nas redes sociais um áudio, pela quarta vez, clonando a minha voz, usando a inteligência artificial, para dizer que eu não gosto de gente e não vou ajudar mais ninguém. Meu coração é muito grande e, quanto eu puder ajudar, eu vou ajudar, independente da política, porque eu fiz isso a minha vida toda”, afirmou.