Vereadora Sandra Gomes denuncia distribuição de medicamento vencido em unidade de saúde de Teodoro Sampaio

A vereadora Sandra Gomes (MDB) apresentou em seu pronunciamento durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, realizada nesta terça-feira (10/9), uma denúncia na área de saúde pública. De acordo com a parlamentar, uma mãe retirou medicamento para a filha em uma unidade básica de saúde localizada em um distrito do município e recebeu o produto vencido.
TEODORO SAMPAIO: Veja o que foi destaque na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça (3)
Durante seu discurso, Sandra expressou sua indignação e tristeza com o ocorrido, destacando que a mãe estava buscando um remédio para sua filha de apenas um ano e oito meses, que apresentava uma temperatura de 39,9°C. Em vez de receber um medicamento adequado, a mãe encontrou uma dipirona com a validade expirada.
A vereadora apresentou provas documentais, incluindo fotos do medicamento vencido, com informações detalhadas sobre o lote e a data de validade. Ela também disse que verificou a situação na unidade de saúde pessoalmente e encontrou diversos medicamentos fora do prazo, inclusive dipironas do mesmo lote da que foi entregue a mãe da criança.

Sandra ressaltou que os moradores de Teodoro Sampaio merecem respeito e que erros como esse são inaceitáveis. Ela pediu aos cidadãos para que verifiquem a validade dos medicamentos recebidos nas unidades de saúde e não os utilizem se estiverem vencidos.
“O povo de Teodoro Sampaio não merece essa falta de respeito, não. Isso aqui é um erro gravíssimo. Comunidade, vocês que tiverem o medicamento dipirona com o código 0015820, com fabricação em agosto de 2022, por favor verifiquem a validade, pois a data de vencimento é de agosto de 2024. Não deem esse medicamento para os familiares de vocês. Todos os medicamento que vocês receberem nas unidades, por favor, verifiquem”, alertou.
A edil solicitou, ainda, que a Comissão de Saúde da Câmara realize uma fiscalização urgente nas unidades de saúde do município para verificar a validade dos medicamentos distribuídos.