PIX Agendado Recorrente passa a valer nesta segunda-feira (28); veja como funciona

A partir desta segunda-feira (28/10), todas as instituições financeiras no Brasil são obrigadas a oferecer o serviço de PIX Agendado Recorrente, conforme as diretrizes do Banco Central (BC). Essa nova modalidade permite que pessoas agendem transferências de mesmo valor de forma recorrente, a serem realizadas no mesmo dia de cada mês.
Conquiste seu Lote com parcelas de R$ 333 mensais e realize o sonho da Casa Própria
O PIX Agendado Recorrente é especialmente útil para pagamentos mensais diretos entre pessoas físicas, como aluguel, mas também pode ser utilizado para pagamentos de serviços prestados por autônomos, como terapeutas, personal trainers, diaristas e professores de música. Além disso, a modalidade pode ser configurada para transferências regulares, como mesadas para filhos.
Até agora, o PIX Agendado existia apenas de forma facultativa, sem exigência para que os bancos o disponibilizassem. Com a nova regra, todas as instituições financeiras e de pagamento passam a ser obrigadas a oferecer o serviço.
Como funciona o PIX Agendado Recorrente
O usuário deve fornecer todos os detalhes necessários ao configurar a recorrência, incluindo:
- Chave PIX do recebedor
- Dados do destinatário (nome ou CNPJ)
- Valor exato da transferência
- Data específica do mês para execução do pagamento
Esses detalhes são fundamentais para evitar erros e garantir a execução correta dos pagamentos.
Diferença entre PIX Agendado Recorrente e PIX Automático
O PIX Agendado Recorrente é um serviço distinto do PIX Automático, que será lançado pelo Banco Central em 16 de junho de 2025. O PIX Automático permitirá cobranças recorrentes vinculadas a empresas com CNPJ, aplicável para contas como água, luz, mensalidades escolares e condomínios. Nesse caso, o cadastro será realizado pela empresa, cabendo ao cliente apenas autorizar o pagamento pelo celular ou computador, semelhante ao débito automático.