Encontro de amigos da Rua Sérgio Cardoso resgata memórias e tradições em Conceição do Jacuípe
Em meados dos anos 50 e 60, Conceição do Jacuípe – então povoado de Berimbau, parte de Santo Amaro – era um pequeno e acolhedor vilarejo, onde cerca de 5 mil habitantes, muitos deles parentes, viviam em ruas de terra, ladeadas por poucas praças e casas de comércio local. Em meio a esse cenário singelo, a Rua Sérgio Cardoso, com suas famílias tradicionais, tornou-se o coração pulsante da convivência e das brincadeiras das crianças, que faziam barquinhos de papel na enxurrada, andavam de cavalo e trocavam histórias sob a luz do luar.
POR TEMPO LIMITADO! Feirão da Moto Clube Honda tem descontos de até 30% em motos seminovas
Hoje, décadas depois, a moradora Celinha Moraes, filha de Isaac e Nicéa, promove o grupo Amigos da Sérgio Cardoso, criado para celebrar e manter viva a memória desse tempo. O encontro, exclusivo para moradores e ex-moradores da icônica rua, acontecerá no próximo dia 15 de novembro, no Campo de Lua. Com o evento, Celinha busca resgatar as lembranças de amizade, união e saudade de uma época em que os temores eram apenas o lobisomem e a mula sem cabeça, e o maior chamado era a voz dos pais pedindo para as crianças entrarem em casa ao anoitecer.
A festa será uma oportunidade para os descendentes e moradores originais reviverem as histórias que marcaram a convivência da época e celebrar a fraternidade que transformou Sérgio Cardoso em um símbolo de pertencimento e laços afetivos.
Serviço:
Data: 15 de novembro de 2024
Local: Campo de Lua, exclusivo para moradores e ex-moradores da Rua Sérgio Cardoso
Informações: WhatsApp (71) 99134-8484
Sobre Sérgio Cardoso
Sérgio Cardozo Afonso de Carvalho nasceu na Fazenda Salgado, na Bahia, e viveu por um período em Berimbau, residindo em um casarão próximo à Igreja Matriz. Seu legado na região se deu pela inteligência e articulação que marcaram sua trajetória, deixando seu nome como uma referência para a rua onde, ainda hoje, as memórias de uma comunidade unida permanecem vivas.
Por Rubem Vilas Bôas
Conceição do Jacuípe, Bahia, outubro de 2024
Parabéns pela organização deste encontro, qual resgata valores e tradições de nossa cidade, em especial a rua Sergio Cardoso, iniciativa e bom exemplo que podemos aderir e se estender para outras ruas e localidades de nossa terra.
Poxa..até que fim uma reportagem de notícias importantes que tem a ver com estória do município , amizades , e alegria . Nós precisamos ler esse tipo de notícia importantes p nossas vidas .
Saudades da minha terrinha!!