Capoeirista Mestre Barriga é morto durante operação policial; família e vizinhos contestam versão da polícia
José Jorge dos Santos, de 64 anos, conhecido como Mestre Barriga, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (30/10) durante uma operação da Polícia Civil no bairro de Portão, em Lauro de Freitas. Segundo familiares o capoeirista estava dentro da casa de sua mãe dona Maria Angélica.
Câmara de Amélia Rodrigues aprova a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher
Em nota oficial, a Polícia Civil informou que uma equipe estava no bairro para cumprir mandatos de prisão e de busca e apreensão. Durante a ação, de acordo com a corporação, Mestre Barriga teria atacado um dos agentes com uma faca. A polícia afirmou que ele foi socorrido ao Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos.
No entanto, a versão policial é contestada por vizinhos e familiares, que alegam que José Jorge era inocente e que a sua casa foi invadida no início da manhã. Testemunhas o descrevem como uma pessoa bem-quista na comunidade, sendo provável que ele não tenha reagido de forma agressiva.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou o caso como morte por intervenção de agente de segurança pública. As circunstâncias do ocorrido serão investigadas.