Vereadores discutem cultura, saúde e infraestrutura durante 30ª Sessão Ordinária da Câmara de Amélia Rodrigues; veja os destaques
Foi realizada nesta terça-feira (5/11), a 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues. Os vereadores falaram sobre diversas questões relevantes para o município, abordando temas como infraestrutura, saúde, transporte e cultura. Veja a seguir o resumo dos pronunciamentos.
Confira o resumo dos discursos dos vereadores na 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Amélia Rodrigues
Vereador Zé Silveira (REPUBLICANOS)
O vereador Zé Silveira agradeceu pelo mutirão realizado no bairro do Areal para revitalizar a fonte do Celão, com apoio da equipe de poda, liderada pelo coordenador Bosco, e do secretário de Obras, além do prefeito, que atenderam ao seu pedido. O edil destacou a importância da fonte, elogiando a qualidade da água, que é cristalina.
“Foi feita uma podagem de todas as árvores que estavam atrapalhando o caminho. Hoje [terça-feira] descemos com a patrol lá e foi possível fazer essa manutenção na estrada vicinal”, explicou.
Além disso, Silveira mencionou o início da troca de lâmpadas em áreas como Rua Nova, Colégio Wilson Falcão, Areal, Mata Velha, proporcionando mais iluminação pública, com o apoio do coordenador Zorro. Ele também comentou que vai verificar uma demanda no Camucurso, onde será solicitada iluminação para a área.
Por fim, Zé parabenizou a secretária de Saúde e toda a equipe da saúde de Amélia Rodrigues pela premiação no 7º Prêmio Santa Dulce dos Pobres, que tem o objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas por profissionais de saúde nos municípios baianos. Ele destacou que o reconhecimento é motivo de orgulho para a cidade.
Vereador Marcos Flávio – Flavinho (MDB)
Flavinho ressaltou que, após as eleições, os problemas e demandas do município continuam, e ele se compromete a levar essas questões ao plenário e solicitar ações do prefeito e dos secretários para amenizar os impactos na população. Ele destacou a importância da votação do orçamento e de outras leis, incluindo a estrutura administrativa da saúde e demais secretarias, que exigirão responsabilidade dos vereadores para análise e possíveis emendas.
O vereador também mencionou a necessidade de melhorias no transporte escolar, tanto municipal quanto universitário, e cobrou investimento em novos ônibus para atender os estudantes. Ele elogiou a divulgação das especialidades médicas no município, mas lembrou que as emendas dos vereadores também contribuíram para esses avanços na saúde e merecem reconhecimento.
Por fim, Flavinho destacou seu compromisso de parceria com a administração, mas reforçou que essa parceria deve beneficiar a população e depende de reciprocidade dos secretários para ser eficaz. “Quando a gente diz, eu sou parceiro da administração, a gente também deseja algo em troca. Eu não quero nada para mim, mas eu quero que as coisas possam acontecer para a população”, concluiu.
Vereador Arlindo (REPUBLICANOS)
Em seu discurso, o vereador falou sobre o Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, enfatizando a importância de valorizar e reconhecer a cultura como parte essencial da identidade brasileira. Ele destacou a relevância das iniciativas culturais para o desenvolvimento da cidade e a necessidade de novos programas de incentivo, como a Lei Aldir Blanc.
“Que nesse dia possamos, de uma vez por todas, entender o valor e o potencial desse patrimônio inesgotável, diverso e que, sem dúvida, é a maior riqueza de um povo”, pontuou.
Arlindo também mencionou suas emendas impositivas voltadas para a área da saúde, afirmando que acompanha de perto o uso desses recursos. “Nossa população é bem merecedora de tudo isso.”
ASSISTA