Prefeita Tânia Yoshida detalha requalificação da Praça Benjamin Costa e destaca simbolismo do novo espaço

Ver essa foto no Instagram
A prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD) apresentou, durante sua live semanal na noite desta quinta-feira (3/4), detalhes sobre a requalificação da Praça Benjamin Costa, reaberta ao público na quarta (2).
BERIMBAU: Abertura da requalificada Praça Benjamin Costa irradia alegria e emoção
A entrega da nova estrutura marca um momento simbólico para a cidade, com a inauguração oficial prevista para este sábado (5), às 19h, em evento que contará com shows de Netto Brito e da banda Filhos de Jorge.
Durante a transmissão, a prefeita abordou críticas sobre o tempo de conclusão da obra e destacou que todo o investimento foi feito com recursos próprios do município. “Tem gente questionando por que demorou tanto. Gente, eu fiz com recurso próprio. Quando a arrecadação cai, eu desacelero. Mas o importante é que entreguei a praça”, afirmou.

Tânia também reforçou o cuidado no planejamento do espaço, que segundo ela, se diferencia de tudo que já foi feito na cidade. “É uma praça de primeiro mundo. É raro você encontrar uma praça como essa em uma cidade do tamanho de Conceição do Jacuípe. Foi tudo bem planejado”, disse.
Novo parquinho e segurança reforçada
A reestruturação da praça inclui um novo parquinho infantil, onde a antiga caixa de areia foi substituída por um piso adequado ao espaço. A decisão, conforme a gestora, foi tomada com base em preocupações com a saúde das crianças. “Não ia colocar areia nem grama para as crianças brincarem por causa de formigas e outros bichinhos. Tem que colocar [aquele piso] porque evita problemas de pele.”

A prefeita também alertou sobre o uso adequado do espaço. “Os parquinhos são para crianças, não é de adolescentes. E bicicleta na praça está terminantemente proibida. Se eu ver, vou chamar a guarda ou a segurança, porque ali tem crianças, idosos… está todo mundo curioso, querendo tirar foto e ver a praça. Por que usar bicicleta, podendo atropelar alguém ou causar um estrago?”, questionou.
Estrutura e simbolismo
Em relação à estrutura, a prefeita anunciou que sanitários provisórios serão instalados enquanto os modelos definitivos — vindos de São Paulo — não chegam. “Não serão iguais aqueles [antigos] que fizeram de gato e sapato. Esses novos sanitários são especiais para a praça que foi feita.”

Tânia também destacou o simbolismo presente na nova arquitetura. Os arcos coloridos instalados na praça representam mais do que um elemento estético.
“O arco representa a passagem para um novo tempo de inovação, crescimento e novas oportunidades. Simboliza desafios vencidos e a continuidade do progresso. Assim como em várias cidades do mundo existem arcos significativos, históricos, e culturais, aqui ele foi pensado para representar a nossa identidade e o futuro que estamos construindo juntos. Representam o poder do povo, o poder da cidade”, explicou.

Na fonte central da praça, um berimbau instalado presta homenagem à identidade local — Conceição do Jacuípe também é conhecida como Berimbau. As cores da fonte também têm significado: o amarelo representa luz, esperança e energia para um futuro promissor; o verde, crescimento e compromisso com o desenvolvimento sustentável; o azul, paz, tranquilidade e harmonia para todos; e o branco, a pureza, a união e novos começos.
Convite à preservação
Por fim, a prefeita fez um apelo à população: “Estou pedindo que, por favor, conservem a praça. Porque vocês não vão encontrar uma praça dessa em qualquer lugar. O povo de Conceição do Jacuípe merece esse cuidado.”