Ariel Souza, quiropraxista de Feira de Santana, compartilha sua experiência de 16 anos no exercício

Dia do Quiropraxista é comemorado nesta segunda-feira (18)

Além do aniversário de Feira de Santana, nesta segunda-feira (18/9), também se comemora o Dia do Quiropraxista e um dos moradores é pioneiro nesse segmento no município que, hoje, completa 190 anos.

VOCÊ VIU? Gilmara Belmon, secretária de Educação de Amélia Rodrigues, faz balanço sobre o último dia da FLICAR

Trata-se de Ariel Souza, um profissional que já acumula mais de 16 anos de experiência e, por conta do seu know-how (habilidade adquirida pela experiência), vem contribuindo significativamente para o campo da quiropraxia se expandir na maior cidade do interior baiano.

Formado pela Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, umas das 5 universidades brasileiras a oferecer o curso de graduação na área, Ariel é o único quiropraxista de Feira de Santana reconhecido pela Associação Brasileira da categoria, o que faz dele a maior referência na cidade e em toda a região.

Mas afinal, o que é a quiropraxia? Do que ela se ocupa? Quais seus benefícios? Por que e quando eu devo procurar um profissional dessa área?

Ariel explica que a quiropraxia é uma abordagem holística para a saúde, que se preocupa com a estrutura do corpo, principalmente a coluna vertebral. “É uma profissão da área de saúde que tem um objetivo específico de promover o alinhamento da coluna vertebral e do funcionamento adequado do aparelho locomotor”, explicou.

Ele acrescentou que “a maioria dos pacientes que procuram é conta de dor na coluna e a mais comum é a lombalgia, que é a dor na parte baixa da coluna”.

Isso não é uma realidade apenas de Feira de Santana. A Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde, em dezembro de 2022, revelou que 27 milhões de adultos no país são acometidos por doenças na coluna, o que corresponde a 18,5% da população adulta brasileira. Os problemas lombares são os mais comuns, com prevalência maior em 21% das mulheres contra 15% dos homens.

Ariel explica que, embora a quiropraxia não reverta processo degenerativo da coluna, até porque não é essa sua função, o ajuste quiroprático corrige os desalinhamentos, aliviando a dor e restaurando a função adequada do corpo. “A gente não pode curar, a gente alinha o funcionamento da coluna para garantir qualidade de vida”, afirmou.

Outro fator importante, segundo o quiropraxista, é estimular a prevenção. “Não é apenas sobre tratar problemas existentes, mas também sobre evitar que eles ocorram. Eu atendo também alguns pacientes que procuram de maneira preventiva. Isso é importante dizer que a quiropraxia não é só para tratar dor, mas também é uma estratégia de prevenção. O ideal é pacientes sem dor que querem melhorar a postura e evitar lesões”, disse ele.

Reginaldo da Silva Santos, professor da rede pública de ensino na cidade, por muitos anos queixou-se de dores na coluna e isso já estava comprometendo sua qualidade de vida. Até que conheceu as técnicas da quiropraxia e procurou o consultório de Ariel, na Clínica Vitale, situada à Rua São Francisco de Assis, nº 837, bairro Santa Mônica.

O professor conta que o quiropraxista não só trata os distúrbios neuromusculares, mas também educa seus pacientes sobre posturas adequadas, além de desfazer mitos e mostrar os bons resultados alcançados. “Eu andava todo torto e isso me causava muita tristeza, além de dores quase que insuportáveis, mas com o tratamento que venho fazendo na quiropraxia e no pilates estou me reerguendo e recuperando a alegria que já não sentia”, confessou.

Assim como Reginaldo, diversos outros pacientes, não celebram neste 18 de setembro, apenas o Dia do Quiropraxista, mas também a esperança de uma vida mais saudável.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics