Vereador Bel denuncia uso irregular de carros oficiais em Teodoro Sampaio e questiona gastos excessivos da gestão municipal

Em seu discurso durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio desta terça-feira (21/11), o presidente da Casa Legislativa, Bel (PL), voltou a cobrar melhorias na iluminação pública, apresentou um requerimento como objetivo de realizar melhorias na BA-516, denunciou o uso irregular de carros oficiais no município, e discutiu outros assuntos.

VOCÊ VIU? Em discurso na Câmara de Teodoro Sampaio, vereador Bel cobra melhorias em Buracica e pede compromisso no Legislativo

Inicialmente, o edil rebateu o pronunciamento de um colega de parlamento que criticou os vereadores que assumem cargos de secretários. Bel afirmou que discorda desse pensamento, argumentando que o convite para essas funções é baseado em competência e capacidade.

Para ele, os secretários realizam um bom trabalho, mas enfrentam desafios devido à centralização do governo. “Os secretários têm competência, mas nessa gestão falta autonomia e condições para eles trabalharem e mostrarem a sua capacidade. Esse governo é centralizador, e isso sempre dá errado”, explicou.

O presidente também ressaltou que, quando convocados pelo Legislativo, os secretários municipais têm a obrigação de comparecer à Câmara Municipal, conforme o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município.

Durante a sessão, o vereador também apresentou o requerimento nº 23/2023, com o objetivo de que seja solicitada ao Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Sérgio Brito, a instalação de guard rail e colocação de grama em toda a extensão da BA-516, entre Alagoinhas e Teodoro Sampaio, nos pontos onde a rodovia oferece risco “Aquele local apresenta risco de acidentes, a pista tem muita curva e está em um ponto bem acentuado, então o perigo é iminente. A colocação da grama também é importantes para prevenir deslizamento de terra e, ocasionalmente, tampar as canaletas”, disse.

A situação precária da iluminação pública no município voltou a ser discutida pelo vereador. Ele relatou que recebeu uma mensagem de uma moradora da localidade da Areia que quase foi picada por uma cobra devido à escuridão. O vereador afirmou que isso tem afetado a segurança dos moradores e pediu providências. “É preciso que a gente acabe com essa discussão e que uma solução venha a ser tomada.”

Bel também denunciou o uso irregular de carros oficiais do município. Segundo o edil, há denúncias de que os veículos que atendem às secretárias estão sendo utilizados fora do horário de expediente, inclusive durante os finais de semana.

Outro assunto colocado em pauta pelo vereador foi a situação dos motoristas contratados pelo município. Ele disse que os profissionais estão trabalhando em plantões exaustivos, sem receber horas extras e vivendo em condições precárias. Bel também destacou a necessidade da Secretária de Saúde comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos sobre questões que tem afetado os munícipes, apontando, principalmente, a falta de médicos no distrito de Buracica.

Ainda durante o seu pronunciamento, o presidente da Casa Legislativa apresentou documentos que mostram o alto consumo de combustível de uma máquina pesada adquirida pelo município, mas que não tem sido utilizada. “Tenho aqui mês a mês, de janeiro a agosto de 2023, documentos que mostram que já se consumiu R$ 63 mil de combustível, mas a gente não vê essa máquina trabalhar.” Também foi apresentado pelo vereador o relatório que mostra o custo mensal de abastecimento do carro do prefeito, que hoje gasta em média R$ 6.500 por mês com combustível.

Com a relação a situação do abastecimento de água em Buracica, que agora é de responsabilidade da Embasa, o vereador disse que solicitou ao gerente da companhia que realize uma reunião com o intuito de prestar esclarecimentos e se aproximar mais da comunidade.

“Não estou aqui para criticar vereador A, B ou C, mas cobrar resultados da gestão é o meu papel. A oposição tem que mostrar e cobrar e a situação, se for o caso, rebater ou buscar solução. A Câmara hoje é composta majoritariamente pela oposição, mas nós nunca atrapalhamos a gestão em nada”, finalizou.

ASSISTA

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics