Ouvidoria Legislativa, saúde, educação e discursos: veja os destaques da Sessão Ordinária da Câmara de Teodoro Sampaio desta terça (2)
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, realizada nesta terça-feira (2/4), os vereadores discutiram temas variados, desde infraestrutura e saúde até educação e políticas públicas, entre outros assuntos relevantes para o município.
VOCÊ VIU? Confira o resumo dos pronunciamentos dos vereadores na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio
Ouvidoria Legislativa e votação
Um dos destaques da Sessão foi a abertura para mensagens enviadas por cidadãos através da Ouvidoria Legislativa, uma ferramenta recentemente implantada pela gestão do presidente Ednivaldo Mota, Bel (PL). Essa iniciativa tem como objetivo facilitar a comunicação direta entre a população e o Poder Legislativo local, permitindo que os cidadãos enviem mensagens, vídeos, fotos e até mesmo realizem denúncias, sugestões, reclamações ou elogios.
Foi lida uma mensagem enviada por um cidadão identificado como Vinicius, relatando problemas de acúmulo de lixo em uma praça, próximo à residência de uma senhora. O presidente Bel assegurou que a denúncia seria encaminhada às autoridades competentes para que providências fossem tomadas.
Além disso, o vereador Bel apresentou a indicação n° 006/2024, solicitando a reforma geral de um mata-burro no distrito de Buracica. A medida foi aprovada por unanimidade entre os presentes. “Tomei conhecimento e confesso que fiquei bastante assustado com a atual condição desse mata-burro na saída do distrito de Buracica. Os ferros estão soltos, alguns faltando, e os que fazem a fixação já estão praticamente desmoronando, colocando em risco as pessoas que precisam passar por ali de carro e moto para ir e voltar de Teodoro Sampaio”, destacou o vereador autor da indicação.
Discursos dos vereadores
Vereadora Dida Uzêda (PP)
Vereadora Nilma Vaz (PL)
Vereadora Luana Gazar (PL)
Luana deu início ao seu discurso citando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça (2). Ela ressaltou a importância de apoiar e promover a aceitação das pessoas com autismo em todos os aspectos da vida, incluindo saúde, educação e assistencialismo.
Na sequência, a vereadora abordou a situação precária da BA-515, que apresenta problemas como buracos e vegetação alta. Ela fez um apelo urgente ao gestor para que medidas como a operação tapa-buraco e a roçagem sejam tomadas para evitar acidentes e garantir a segurança dos motoristas. “A pista já está estreita, já estamos em um período que se aproximam as chuvas e a tendência é piorar. Quanto mais chover, mais buracos irão se abrir e os que já estão abertos vão se aprofundar. Isso pode causar um acidente e coloca a vida das pessoas em risco”, pontuou.
Além disso, a edil expressou seu apoio aos professores e professoras, reforçando seu compromisso com a categoria e destacando a importância de suas reivindicações serem atendidas. Por fim, Luana mencionou a preocupação da comunidade em relação à água da Pedra do Cavalo, destacando o esforço conjunto para resolver essa questão antes que se agrave.
Vereadora Sandra Gomes (CIDADANIA)
A vereadora iniciou seu pronunciamento abordando o Dia Mundial do Autismo, destacando os desafios e particularidades de conviver com uma pessoa com transtorno do espectro autista, enfatizando a importância de compreender e respeitar suas necessidades.
Sandra também chamou atenção para questões urgentes na área da saúde no município, relatando um caso grave envolvendo uma gestante que, apesar das condições precárias do sistema de saúde local, foi encaminhada para atendimento adequado em outra unidade, graças à intervenção da vereadora. “Vocês estão brincando de fazer saúde. Eu sei que saúde não é brincadeira, eu tenho 22 anos na área e sei que a cada momento vai aparecendo pessoas mais doentes, mas vamos ter cuidado”, pontuou.